Os princípios que norteiam o curso se inspiram na busca pela compreensão da natureza do processo educacional, no que se referem aos seus aspectos éticos, políticos e sociais, salvaguardando, dessa forma, uma tessitura socioeducacional pautada nos princípios da diversidade das relações étnico-raciais e de gênero, bem como aos princípios do direito elementar do ser humano e ao ambiente em consonância aos preceitos da sustentabilidade.
Nessa perspectiva, visam potencializar o papel da educação e da escola considerando os movimentos e os tempos históricos da sociedade brasileira, num contexto mundial dinamizado por uma profusão de conhecimentos científico-tecnológicos e culturais, que possibilitam aos homens a realização das suas possibilidades e melhores condições de vida. Diante disto, os componentes curriculares visam favorecer o desenvolvimento de diversas aptidões, tanto referentes ao conhecimento específico da área quanto os pedagógicos. Por conta disto, o currículo do curso está estruturado num conjunto de disciplinas voltado para formação docente e a construção da identidade profissional. Além disto, visa promover o desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico-reflexivo, da prática democrática e da atitude de solidariedade para atender à dimensão social da formação.
É fundamental observar que no curso de Geografia o espaço geográfico é entendido como decorrente do processo de interação entre a sociedade e a natureza, sendo dinamicamente construído e reconstruído nas mais diversas escalas. Os componentes curriculares do curso, portanto, contemplam princípios educacionais cujas aprendizagens criam vínculos entre o conjunto de teorias, conceitos e conhecimentos à realidade escolar e o papel da Geografia na formação cidadã.
OBJETIVOS
Geral:
Formar professor de Geografia para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio com competência técnica, política e pedagógica.
Específicos:
Propiciar uma formação que contemple sua atuação profissional no ensino de Geografia, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, enfatizando a autonomia e a reflexão crítica em sua práxis docente;
Capacitar os acadêmicos para o pleno exercício profissional, com o desenvolvimento de habilidades e o domínio de técnicas que lhes permitam articular diferentes níveis do conhecimento geográfico, integrando ensino, pesquisa e extensão;
Formar profissional qualificado para a análise socioespacial que compreenda a interação complexa entre o homem e a natureza, permitindo-lhe uma formação humanista no entendimento das transformações do espaço geográfico e da sociedade;
Assegurar que a formação do profissional contemple a reflexão geográfica a partir da relação entre os elementos e fatores sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais;
Garantir uma formação acadêmica que contemple a análise de campo articulada à teoria, possibilitando a análise e representação do espaço geográfico.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
Baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Geografia, os egressos do curso de Geografia, licenciatura, devem possuir o seguinte perfil:
Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia;
Dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico;
Conhecer as principais metodologias e técnicas de ensino da geografia.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Formar profissionais com sólidos conhecimentos na área de geografia, que entendam o processo de aprendizagem na sua totalidade em consonância com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Geografia e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação.
QUANTO AOS CONHECIMENTOS DA ÁREA
Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;
Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais;
Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
Planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica;
Dominar técnicas laboratoriais concernentes à produção e aplicação dos conhecimentos geográficos;
Propor e elaborar projetos de pesquisa no âmbito da área de atuação da Geografia, com análise e aplicação dos resultados de investigações de interesse da área de ensino de Geografia;
Utilizar os recursos da tecnologia da informação e comunicação aplicados ao conhecimento geográfico;
Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares;
Identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais;
Analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço;
Selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e o contexto proposto;
Avaliar representações ou tratamentos gráficos e matemático-estatísticos;
Elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas;
Dominar os conteúdos básicos que são objetos de aprendizagem nos níveis fundamental e médio;
Organizar o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino e aprendizagem em geografia nos diferentes níveis de ensino.
QUANTO À DOCÊNCIA
Comprometer-se com os valores inspiradores da sociedade democrática;
Compreender o papel social da escola e promover a educação para a cidadania;
Dominar os conteúdos a serem socializados, os seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar;
Conhecer os processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
Saber organizar sua prática profissional no ensino, na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições de educação básica;
Buscar o desenvolvimento de uma consciência política e profissional que seja alimentada pela crítica das questões educacionais e pela autocrítica às suas próprias ações;
Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras.